Sustentabilidade na Miele

Immer Besser:
para o planeta, o nosso único lar

Porque é que a sustentabilidade é importante para nós

O nosso planeta está hoje a sofrer mudanças profundas. Mudanças cujas consequências estamos apenas a começar a sentir.

Todos temos responsabilidade por um futuro melhor e mais sustentável, desde a maior empresa multinacional até ao mais pequeno agregado familiar. «Immer Besser» («Sempre Melhor») representa a nossa convicção de nos tornarmos sempre ainda melhores em tudo o que fazemos.

Este lema continua a motivar-nos a desenvolver aparelhos melhores e mais inteligentes para que as famílias e as empresas que os utilizam se tornem mais sustentáveis, de uma geração para a próxima.

Descubra nesta página o que estamos a fazer no nosso caminho para um futuro melhor.

Os nossos objetivos para o futuro

Salvar o nosso lar é uma corrida contra o tempo. É por isso que estamos constantemente a desenvolver os nossos objetivos ambiciosos e a expandir continuamente o nosso compromisso. Com estas promessas, queremos continuar no nosso caminho escolhido:

Ser sustentável a todos os níveis

Estamos continuamente a trabalhar para fazer da sustentabilidade uma parte essencial de cada fase do ciclo de vida do produto. Ao longo de toda a cadeia de valor e especialmente na fase de utilização pelos nossos clientes.

Produzir aparelhos que não deixam impacto

A nossa ambição é desenvolver os melhores produtos e serviços com o menor impacto possível sobre o ambiente e com o objetivo de serem completamente neutros em CO₂.

Para evitar desperdícios, damos uma nova vida aos aparelhos antigos

O nosso objetivo é criar uma cadeia de valor circular com Net-ZeroWaste (resíduos líquidos zero), onde todos os materiais utilizados nos nossos aparelhos regressam ao ciclo no final do seu ciclo de vida.

 

Pode saber mais sobre o compromisso da Miele com a sustentabilidade no nosso último relatório de sustentabilidade.

 

 

Já sabia?

Sustentabilidade nunca significa ficar parado. Consideramos que a missão da Miele é continuar a avançar com cada projeto e cada iniciativa, trabalhando continuamente para fazer da sustentabilidade uma parte essencial das nossas inovações.

A Miele cria rotas inteligentes

Todos os dias, a Miele desenvolve uma otimização de rotas para os veículos de assistência, a fim de poupar quilómetros e reduzir as emissões.

 


 

A Miele apoia o McDonald's com soluções inovadoras de lavandaria

A Miele apoia a empresa líder mundial de restauração, a McDonald's na recuperação de gorduras, reduzindo assim a quantidade de gordura que de outra forma acabaria no sistema de águas residuais.
A gordura recuperada é utilizada para a produção de biocombustível.
 

  

Aprender com a terra

Partilhamos um lar, o nosso planeta, e a responsabilidade de o preservar. Viajámos para a Austrália para recolher inspiração e experimentar como os artesãos, produtores e comunidades locais estão a trabalhar para um futuro sustentável. Como parte da viagem em direção a uma maior sustentabilidade, propusemo-nos fazer esta produção de vídeo com a menor pegada ecológica possível. Por isso, recebemos o Green Seal da Environmental Media Association.

Episódio 1: MD Knives

Coisas que são feitas com a qualidade em mente duram para a eternidade. No primeiro episódio da série «Aprender com a terra», falamos com Mathieu Dechamps, proprietário da MD Knives, que vive nas cordilheiras Dandenong em Melbourne e fabrica facas a partir de madeira sustentável.

Episódio 2: Flinders Island

Não deixar vestígios significa criar a menor pegada ecológica possível. Neste episódio da série «Aprender com a terra», encontramos a comunidade local de Flinders Island, na Tasmânia, que passa a sua vida a cuidar da terra virgem e do seu ambiente para preservar a beleza da natureza para as futuras gerações.

Episódio 3: Seven Seasons

Quanto mais consciente for a produção dos alimentos, melhor será o seu sabor. Neste episódio da série «Aprender com a terra», aprendemos sobre as comunidades indígenas dos Territórios do Norte e como obter ingredientes de forma ética para um gin feito de formigas verdes com Daniel Motlop da Seven Seasons.

Episódio 4: Cullen Wines

A sustentabilidade é uma viagem e um compromisso a longo prazo. O último episódio da série «Aprender com a terra» conta a história da vinha Cullen Wines, cujos proprietários utilizam métodos agrícolas holísticos e sustentáveis para criar um solo vivo saudável que ajudará a nutrir as vinhas durante anos futuros.

Criar uma produção sustentável

A Miele estabeleceu o objetivo de melhorar constantemente em todos os aspetos e em tudo o que fazemos. É por isso que decidimos realizar a série de vídeos «Aprender com a terra» com a menor pegada ecológica possível. Por melhorias no consumo de energia e gestão de resíduos, esta série foi distinguida com o Green Seal da Environmental Media Association. Veja a história completa sobre uma produção de vídeo sustentável para saber mais.

Projetos ecológicos

A corrida para salvar o nosso planeta está a intensificar-se. E isto também se aplica ao nosso compromisso de levar adiante os nossos objetivos. Mas não o podemos fazer sozinhos. Veja alguns dos projetos em que estamos a trabalhar para enfrentar a crise climática.

Apoio à investigação no domínio da eficiência energética

A casa do futuro combina inovação, design e eficiência energética. No projecto «MIMO» (Maximum Output, Maximum Output), que foi apresentado como parte do concurso internacional «Solar Decathlon» para uma vida sustentável, codesenvolvemos um sistema inovador de bombas de calor que utiliza o calor gerado pelos aparelhos de cozinha para aquecer e arrefecer as casas. Durante o concurso, o sistema foi instalado num edifício pela primeira vez para o testar em condições reais do dia a dia e medir a eficiência energética.

A casa sustentável da Miele

Joost Bakker, um dos principais especialistas em sustentabilidade da Austrália, desenvolveu o «Greenhouse-Future Food System» em colaboração com a Miele. A casa com dois quartos é um circuito fechado que fornece energia, comida e um lar para os residentes. Todos os aparelhos Miele em casa foram cuidadosamente testados para garantir que cumprem os mais elevados padrões de poupança e eficiência energética.
 

Créditos das fotografias: Earl Carter

Copenhaga torna-se verde

Como fornecedor de equipamento de série, a Miele é fundamental para a criação da primeira «Cidade Verde» da Dinamarca. Estamos a fornecer cerca de 15 000 eletrodomésticos para o projeto numa parte da cidade de Copenhaga.

Enxames de abelhas

A Miele apoia várias iniciativas de apicultura que mantêm os campos em redor de algumas das nossas fábricas «a zumbir».

Utilização de aço verde

Num projeto-piloto, a Miele irá, no futuro, adquirir aço verde do seu parceiro Salzgitter AG. Com a utilização deste material, as emissões de CO₂ do processo de fabrico são reduzidas em mais de 66 %: através da utilização de fontes de energia amigas do ambiente e da reutilização de sucata de aço. Com esta conversão, a Miele está a dar um contributo inicial para reduzir ainda mais as emissões dos bens e serviços adquiridos.

Juntos podemos conseguir mais

Pequenas mudanças na nossa vida quotidiana podem fazer uma grande diferença para o nosso planeta. Os seguintes três «truques caseiros» irão ajudá-lo a utilizar os seus aparelhos Miele de forma mais eficiente e garantir que a sustentabilidade começa em casa.

Lugar no frigorífico

Um frigorífico demasiado cheio não consegue arrefecer eficazmente os alimentos e consome mais energia. Portanto, deixe sempre um pouco de espaço livre.
 

Utilização cuidadosa dos detergentes

A dosagem ponderada de produtos de limpeza ajuda a proteger o ambiente. Com o TwinDos, o sistema de dosagem automática da Miele, a dosagem é ainda mais fácil e podem ser conseguidas poupanças de detergente até 30 %*.

* em comparação com a dosagem manual

Lavagem de peças individuais com economia de recursos

Para poupar água e energia, a máquina de lavar roupa deve ser carregada o máximo possível, se os têxteis o permitirem. Com a funcionalidade SingleWash da Miele, os recursos também podem ser conservados ao lavar peças de roupa sozinhas.

  

A economia circular

O nosso planeta tem recursos limitados. Isto significa que já não podemos simplesmente utilizar produtos uma vez e eliminá-los. Em vez disso, precisamos de passar para um sistema de economia circular no qual os aparelhos duram mais tempo, são reparados quando necessário e as peças e materiais são reutilizados e reciclados para evitar desperdícios. Tudo isto ajudará a reduzir a nossa pegada ecológica.

Melhorado para durar mais tempo

A Miele testa a maioria das suas gamas de eletrodomésticos durante uma vida útil de 20 anos. Se estiver interessado em saber quais os produtos testados, visite o nosso website sobre o nosso compromisso de 20 anos para saber mais.

Neutra em CO₂ em todos os locais

A Miele comprometeu-se com a iniciativa «Science Based Targets» (SBTi) e é neutra em termos climáticos (âmbito 1 e 2) em todos os seus locais. Um marco importante neste caminho: estamos a reduzir as emissões na fase de utilização dos nossos produtos (âmbito 3.11) em 15 % de 2019 a 2030, uma vez que estes representam a maior parte da nossa pegada de CO₂ total.

O seu direito de reparação

Mantemos mais de 70 000 peças de substituição originais Miele em stock a todo o momento no nosso armazém central. Desta forma, podemos assegurar a disponibilidade de peças de substituição muito tempo após o fim da produção de aparelhos, até 15 anos, mas pelo menos 10 anos após o fim da produção em série.

«Immer Besser» («Sempre melhor») também significa cuidar

Como empresa familiar, acreditamos que o futuro deve ser sustentável e que a nossa responsabilidade não termina à porta da fábrica. É por isso que nos esforçamos para tornar tudo o que fazemos mais sustentável e ajudar os outros a fazer o mesmo. Porque só juntos podemos resolver os desafios que o nosso planeta enfrenta.

Levamos a sustentabilidade a sério

Mais de 50 % do nosso orçamento de investigação e desenvolvimento vai para o desenvolvimento de aparelhos e serviços mais sustentáveis. Uma grande proporção das nossas máquinas de lavar roupa Miele vendidas em 2020 têm a mais alta classificação de eficiência do mercado.

Qualidade corresponde a longevidade

Desde a fundação da empresa, o núcleo da nossa filosofia de produto tem sido o fabrico de produtos de particular alta qualidade e longa vida útil, utilizando materiais de alta qualidade e métodos de produção sofisticados. Assim, com um duradouro aparelho Miele pode ter a certeza de que consumirá menos.


Um parceiro fiável

Empregamos mais de 22 300 pessoas, cujo bem-estar é muito importante para nós. Através de várias ofertas de RH, promovemos e apoiamos todos os nossos funcionários e fizemos da nossa missão ser um parceiro fiável para a indústria e a comunidade.

Relatório de sustentabilidade Miele

O novo relatório de sustentabilidade Miele está agora disponível para download. Nele, a Miele reafirma o seu compromisso com os «Objetivos de Desenvolvimento Sustentável» (ODS) publicados pelas Nações Unidas e compromete-se com o objetivo de 2 graus da política climática internacional. Tal como em relatórios anteriores, esta edição segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).*

Relatório de sustentabilidade 2021

  

Relatório de sustentabilidade 2019

  

Contacto

Para questões editoriais e relacionadas com o conteúdo, por favor contacte o Departamento de Comunicação de Sustentabilidade da Miele Press and Public Relations.: sustainability@miele.com

Topo da página