Três pessoas na lavandaria self-service, com máquinas Miele ao fundo
Página inicialKnowledge HubBlogOtimizar as operações e maximizar a rentabilidade na sua lavandaria self-service

Otimizar as operações e maximizar a rentabilidade na sua lavandaria self-service

Artigo
De acordo com um estudo recente da «Research and Markets», o mercado global de lavandarias públicas deverá crescer mais de 10 % ao ano, devendo quase duplicar de valor até 2030, atingindo os 39,34 mil milhões de dólares. Embora esta seja uma notícia encorajadora, gerir uma lavandaria pública pode ser uma tarefa desafiante, sobretudo no que se refere à maximização da eficiência e da rentabilidade. Desde a escolha do equipamento mais adequado até à implementação de soluções de pagamento modernas, há vários fatores que os proprietários e gestores de lavandarias públicas devem considerar. Nas lavandarias self-service modernas, temos assistido ao aparecimento de iniciativas destinadas a proporcionar aos utilizadores uma melhor experiência, sobretudo se a compararmos com os serviços de simples lavagem da roupa de antigamente. No entanto, gerir uma lavandaria pública implica mais do que apenas processar roupa: é necessário criar um ambiente acolhedor para a comunidade, ao mesmo tempo que se prestam serviços eficientes e valiosos. Apresentamos a seguir algumas sugestões sobre como alcançar este objetivo.
Partilhar esta página
Bem-sucedido
A ligação foi copiada

Manter os seus clientes satisfeitos

Três pessoas na lavandaria self-service, com máquinas Miele ao fundo

Em termos de fidelização de clientes, o aspeto mais importante é a sua satisfação com os serviços prestados pela sua lavandaria. Os clientes das lavandarias self-service públicas de hoje têm necessidades diferentes em relação a anos anteriores, pelo que é importante conhecer o seu público-alvo e saber o que este pretende.

Nos últimos anos, dada a maior atenção à sustentabilidade a nível global, tornou-se comum os clientes optarem por empresas ecológicas. A introdução de máquinas eficientes em termos energéticos ou a mudança para detergentes ecológicos seria muito útil para compreender o mercado-alvo moderno. Ao adotar práticas sustentáveis, não só pode reduzir a sua pegada ecológica como também atrair clientes preocupados com o ambiente, melhorando a sua reputação enquanto empresário responsável.

Garantir que o seu equipamento de lavandaria industrial proporciona excelentes resultados de limpeza e é fácil de utilizar também os manterá satisfeitos. Escolher uma máquina com uma interface de fácil utilização e várias opções de idioma reduz qualquer possibilidade de os seus clientes sentirem stress ao utilizar as máquinas. Desta forma, diminui-se a probabilidade de erros e garante-se que os clientes utilizam o equipamento corretamente.

Escolher o melhor equipamento

Duas mulheres a tratar da sua roupa em máquinas SlimLine

A eficiência da sua lavandaria self-service depende, em grande medida, das máquinas utilizadas. Ao escolher o equipamento, deve considerar vários fatores antes da compra, como a fiabilidade, a capacidade de carga e a eficiência energética. As máquinas com maior capacidade são mais convenientes para os clientes. Permitem lavar peças maiores, como roupa de cama. Além disso, poupam tempo, pois não é necessário lavar várias cargas. Escolher máquinas de lavandaria que lavem a roupa mais rapidamente pode permitir tempos de resposta mais curtos, o que significa que os seus clientes não terão de esperar tanto tempo pela sua roupa. Terão então mais tempo para se dedicarem ao que realmente importa. Isto também lhe permite servir mais clientes por dia.

As máquinas que oferecem soluções de maior eficiência energética podem reduzir as suas faturas de eletricidade e de água, bem como o impacto ambiental, aspetos fundamentais para qualquer lavandaria moderna. Embora o investimento em máquinas mais fiáveis e duradouras tenha um custo inicial mais elevado, pode representar uma poupança a longo prazo para o seu negócio, uma vez que requerem menos reparações e substituições.

Uma manutenção de qualidade significa menos tempo de inatividade

Um técnico do serviço de assistência técnica da Miele faz uma verificação de manutenção numa lavandaria self-service

A manutenção regular das máquinas pode prolongar a sua vida útil e garantir um funcionamento eficiente por mais tempo. Isto pode incluir verificações de rotina e, em caso de avarias, é útil ter técnicos do serviço de assistência técnica fiáveis que possam voltar a pôr as máquinas a funcionar em pouco tempo.

As verificações de rotina do seu equipamento de lavandaria industrial são cruciais para detetar precocemente quaisquer problemas, antes que estes se tornem graves. Seja para verificar se as máquinas produzem ruídos anormais ou para detetar fugas, é imperativo chamar sempre um técnico do serviço de assistência técnica. As reparações atempadas podem evitar que problemas menores se transformem em problemas maiores, que poderiam exigir substituições dispendiosas ou mesmo a compra de novas máquinas. Neste aspeto, pode confiar na nossa equipa de assistência técnica da Miele Professional e nos parceiros de assistência técnica certificados da Miele.

Outro aspeto importante é a utilização dos produtos de limpeza recomendados, de modo a manter as máquinas nas melhores condições possíveis e a garantir um desempenho ideal por mais tempo.

Modernas soluções de pagamento e de gestão de lavandarias

O terminal appWash «tap & go» ao lado de uma máquina Miele Professional

À medida que as pessoas adotam cada vez mais formas de pagamento eletrónicas ou digitais, pode parecer que o dinheiro físico está em vias de se tornar obsoleto. Nesse sentido, como pode a tecnologia melhorar as operações das lavandarias self-service e fazer face a esta tendência de abandono dos pagamentos em dinheiro físico?

Soluções digitais modernas, como a appWash, podem melhorar a experiência dos clientes e otimizar as operações da lavandaria, proporcionando uma experiência perfeita, tanto para si como para os seus clientes. Com o sistema de pagamento «tap & go» simples, os processos de lavagem e secagem podem ser iniciados em apenas quatro cliques e pagos com um simples toque do seu cartão! A appWash é a solução ideal para todos os utilizadores que necessitam de serviços de lavandaria rápidos e eficientes, desde residentes locais a visitantes ocasionais e viajantes de passagem. Compatível com todos os principais cartões de crédito, débito e transferência, bem como com opções de pagamento móvel, a funcionalidade «tap & go» é adequada para qualquer utilizador, em qualquer lugar. Além disso, a appWash permite monitorizar a disponibilidade das suas máquinas, para poder ver o que está a acontecer na sua lavandaria self-service pública a qualquer momento e em qualquer lugar.

De um modo geral, a gestão eficaz de uma lavandaria self-service que maximize a sua rentabilidade implica uma cuidadosa consideração de vários fatores. Ao escolher o equipamento mais adequado, ao implementar estratégias de gestão eficientes e ao concentrar-se na satisfação do cliente, é possível manter a máxima eficiência operacional do seu negócio.

Na Miele Professional criamos soluções a pensar nas empresas e nos utilizadores finais. Para saber mais sobre como podemos apoiar a sua lavandaria self-service pública, visite o nosso website dedicado às lavandarias self-service.

Necessita de aconselhamento individual?

Quer saber mais sobre as nossas soluções personalizadas? Contacte-nos para saber mais!

Fontes:
  1. 1.
    https://www.trycents.com/our-2-cents/10-tips-to-an-ecofriendly-laundromat#:~:text=Today's%20customers%20are%20environmentally%20conscious,a%20commitment%20to%20green%20practices
  2. 2.
    https://www.quickdrycleaning.com/common-challenges-in-laundry-business/
  3. 3.
    https://www.trycents.com/our-2-cents/laundromat-industry-growth