Algo muito claro: Economizar água

Wasser sparen

Economia e responsabilidade

Na Alemanha, mais de 80 por cento dos recursos hídricos disponíveis permanecem inexplorados – mas dois terços da população mundial vivem hoje em regiões afetadas pela escassez de água pelo menos durante um mês por ano. Por isso, para muitas pessoas economizar água tem uma importância vital, como na Cimeira Mundial do Clima no ano passado em Bonn.

Um alemão consome em média aproximadamente mais de 120 litros de água potável por dia, sendo que em 1990 eram ainda 147 litros. Uma boa evolução. Valerá a pena na Europa Central, dados os recursos superabundantes ainda economizar água? Sim! Porque a água potável pura custa dinheiro, pois as águas residuais têm e ser tratadas. Nomeadamente em residências para idosos e residências de assistência, isto não é um fator sem importância. 

Possibilidades para APH

As máquinas de lavar louça e roupa devem ser carregadas de preferência cheias. As modernas máquinas consomem claramente menos água e eletricidade do que os aparelhos antigos. Nos cuidados do corpo, no duche gasta-se menos água do que no banho de imersão. Na lavagem dos dentes, a torneira pode ser fechada no intervalo. Além disso, os reguladores de fluxo contribuem para misturar ar no jato de água. Flui menos água, mas o volume é o mesmo. Nos autoclismos de WC faz sentido haver um botão para carga total com seis litros e um botão para meia carga. Uma lavagem com fuga deve ser reparada imediatamente, tal como uma torneira que goteja. A água da chuva é muito melhor para a rega das flores e jardins do que a agua potável, pois não contém cal.

Água virtual

No consumo médio de 120 litros, não é considerado o consumo da água virtual. Esta é a quantidade que é necessária para o fabrico de um produto. Para um quilo de carne de bovino, são consumidos 15.000 litros de água e para um computador são consumidos 20.000. Para a cozinha de uma casa, significa de preferência não comprar bens de um país onde a água é um recurso escasso. Aqui é utilizada para a produção, mas não para o abastecimento da população.

Reduzir o consumo

Para reduzir o consumo de água, existem possibilidades inimagináveis:

  • Reduzir o consumo de carne
  • Utilizar produtos regionais
  • Recorrer a alimentos biológicos, pois não é necessário produzir e utilizar fertilizantes e pesticidas
  • Utilizar alimentos sazonais: por exemplo, citrinos apenas de dezembro a abril, vegetais da Europa central no inverno, etc.
  • Ter atenção à elevada qualidade em têxteis e usá-los durante mais tempo
  • Utilizar os computadores e outros dispositivos eletrónicos durante mais tempo e reciclá-los após retirados de serviço
  • Andar de bicicleta em vez de automóvel
  • Fazer bom uso dos eletrodomésticos modernos
  • Utilizar água da chuva para a rega dos jardins

 

Regressar à vista geral