Miele

Kyle ConnaughtonExpressar o momento

Embora seja um chefe de renome distinguido com 3 estrelas Michelin, Kyle Connaughton é muito acessível. Ele gosta de horticultura, cozinha porque gosta de proporcionar satisfação aos outros e está infinitamente fascinado pela cozinha japonesa. Viver uma vida que excede tudo antes visto, significa para ele, nunca descansar à sombra dos louros.

«A vida é demasiado curta para ficar na zona de conforto. Devemos desafiar-nos constantemente a nós próprios.»
Kyle ConnaughtonChefe de renome distinguido com 3 estrelas Michelin

Como proprietário e chefe do restaurante «Single Thread» em Sonoma County na Califórnia, Kyle dedica-se aos seus ingredientes, desde a sua origem até à apresentação no prato. Na sua quinta de 2 hectares cultiva legumes que, após a colheita, processa frescos na sua cozinha. Dessa forma agarra o momento e com a ajuda das suas criações liga os seus clientes ao aqui e agora.

Califórnia de encontro ao Japão

«Ao empratar ou para trabalhos precisos na cozinha utilizo exclusivamente pauzinhos, porque gosto do seu ritmo natural, do seu fluxo. Geralmente utilizo poucos utensílios de cozinha, mas são de elevada qualidade e altamente funcionais.»
Kyle descobriu a sua paixão pela cultura japonesa aos 9 anos, quando acompanhava regularmente o seu pai em viagens de negócios, atravessando o Pacífico, até à ilha distante. Ambos comiam frequentemente em restaurantes japoneses em Los Angeles e voavam frequentemente para o Japão para conhecerem melhor a cultura e a gastronomia do país. Inspirado por estas experiências, Kyle iniciou a sua carreira em restaurantes japoneses, frequentou uma das escolas de culinária japonesas mais prestigiadas e fez a sua formação no Japão, antes de finalmente se mudar para Hokkaido.

«Procuramos sempre ser o mais criativos possível, o que é inovador? O que é que podemos criar que nunca ninguém viu antes?»

Kyle e Azuma

Trabalhar a sua estreita ligação tanto à natureza como à cultura japonesa são apenas dois dos motivos pelos quais Kyle e o artista floral Azuma Makoto se entenderam de imediato. «Trabalhar com outros artistas e artesãos é tão inspirador para nós, chefes», diz Kyle.. «Existem muitos paralelismos entre o mundo das flores e o nosso mundo gastronómico.»

Elegância subtil, trabalhar com o forno a vapor combinado

Inspirado pelo forno a vapor combinado, ambos selecionaram ingredientes simples e a partir daí criaram algo de extraordinário. Assim, Kyle preparou diversos tipos de legumes e combinou-os com a simplicidade consciente de uma posta de peixe perfeita. Um prato genialmente simples, mas muito especial.
Saiba mais sobre o forno a vapor combinado
Um molho de tofu de seda, abacate e ervas constituiu a base, que combinou os diversos tipos de legumes e o peixe entre si. Kyle concentrou-se na preparação precisa de cada ingrediente e garantiu assim que todos os aromas diferentes combinassem de forma perfeitamente harmonizada entre si.

Agarrar o momento, trabalhar com a placa de indução total

«O que eu acho fantástico nesta placa de indução, é o facto de se poder fazer tantas coisas diferentes de uma só vez. Até agora a tecnologia ainda não nos permitiu mover-nos na cozinha com tal elegância e ritmo, mas é precisamente isso que nós, cozinheiros, procuramos», explica Kyle. O resultado é um registo do dia, do melhor que a época tem para disponibilizar, dividido por vários, pequenos pratos. Uma criação na qual se saboreia cada aroma individual e cada elemento está cozinhado ao ponto e é apresentado de forma artística.»
Saiba mais sobre a placa de indução
«Existe uma expressão japonesa, «Kaizen», que significa uma mudança para o positivo. Todos os dias falamos sobre como podemos realmente mudar alguma coisa. Para isso, não podemos descansar, nunca perder a vontade de explorar, não nos contentarmos com sermos medianos e tentar sempre alcançar o nível seguinte.»