Os tipos de têxteis e os seus cuidados

Alpaka

Fibra de alpaca

O sul-americano lama Vicuña fornece o seu longo, sedoso e brilhante pêlo como matéria-prima para este nobre material. Por ano, um animal consegue fornecer lã para um pullover. Apesar de o pêlo do alpaca ser muito fino e frágil, é bastante resistente e elástico. Os pêlos dos alpacas são ocos por dentro e permitem que esta fibra tenha a impressionante capacidade de equilibrar o calor.

Saiba mais aqui...
Algodão

Algodão

O algodão é uma das fibras naturais mais utilizadas devido às suas excelentes propriedades de fiação e elevada resistência. Existem mais de 300 tipos de plantas que dão origem a este material. Os principais pontos de produção são a China (23%) e os EUA (20%).

Saiba mais sobre o algodão...
Penas

Penas

As penas oferecem volume, armazenam o calor e têm um efeito isolante. São por isso utilizadas para o enchimento de edredãos e peças de vestuário. Apesar das penas brancas serem as mais caras, não existem, em termos qualitativos, diferenças entre as penas brancas e cinzentas, ou mistura de penas.

Saiba mais...
Turco

Turco

O turco é produzido através de um tipo específico de enlaçamento de tecidos. Os turcos são especialmente absorventes devido aos seus tecidos irregulares.

Saiba mais...
Ganga

Ganga

Inicialmente utilizada para calças de trabalho, as gangas são hoje em dia utilizadas para saias, malas, camisas, casacos e para inúmeras outras peças de roupa. A base para a produção de gangas é o algodão. A chamada composição em sarja, feita a partir de fibras de várias cores (normalmente branco e azul) cria o padrão especial da ganga, que de um lado é azul e do outro lado é branco.

Saiba mais...
Caxemira

Caxemira

A lã de caxemira é um tipo especial de lã de alta qualidade. Estas fibras naturais são extraídas anualmente da penugem do bode. A produção anual é de apenas 5.000 t/ano. A caxemira é um tipo de têxtil muito caro e delicado. Por isso são recomendados cuidados especiais na lavagem.

Saiba mais...
Pele

Pele

A pele verdadeira é um produto de origem animal e obriga a cuidados especiais. Cada tipo de pele deve ser tratado de forma diferente. É por isso recomendado que o tratamento de pele seja experimentado numa zona escondida. Para todos os tipos de pele: Não utilizar solventes ou acetona.

Saiba mais...
Linho

Linho

Estas fibras naturais são extraídas do caule da planta de linho. O linho é caracterizado pela sua elevada resistência e durabilidade. Além disso, é resistente contra as nódoas e odores. Devido à sua baixa elasticidade, é muito propenso a engelhamento.

Saiba mais...
Tecidos Mistos

Tecidos mistos

Um bom tecido é talvez como um bom perfume: A mistura faz a diferença. O algodão resistente conjugado com viscose tem um resultado elegante. A caxemira misturada com algodão também fica mais acessível financeiramente. A mistura de fibras mais usual é a conjugação de algodão com fibras sintéticas.

Saiba mais...
Popeline

Popeline


Popeline é a designação comercial para um tecido em ponto de tafetá apertado. O nome popeline é apenas uma designação comercial e não a designação de uma fibra em específico. O Popeline pode ser produzido de algodão, seda, lã, viscose, poliéster ou fibras mistas.

Saiba mais...
Seda

Seda

A seda é uma fibra natural obtida através dos casulos do bicho da seda. O bicho da seda gira a fina fibra até ao comprimento de 4 quilómetros. Devido à sua suavidade única e visual especial, a seda transmite um toque de luxo ao tacto.

Saiba mais...
Fibras Sintéticas

Fibras sintéticas



(Nylon/Poliéster/Poliamida/Poliacril)
Estas fibras totalmente sintéticas são altamente elásticas e resistentes ao rasgo e abrasão. Não ficam engelhadas e secam depressa, dado que absorvem apenas alguma humidade. Estes têxteis sintéticos são particularmente resistentes à deformação e enrugamento.

Saber mais...
Lã

A fibra de lã é composta por várias camadas. Retém particularmente bem o calor e é por isso muito utilizada para pullovers quentes ou para confortáveis acessórios de Inverno como cachecóis. Entre os tipos de lã encontram-se, entre outros, caxemira, angorá, merino, lã de cordeiro e pêlo de cabra angorá. O mais comum é porém a lã de ovelha.

Saber mais...