Deslizar para saber mais

Que bom ver-te!

Zen e a arte de saber receber − 8 sugestões básicas para ser um anfitrião relaxado

Uma das melhores formas de mostrar consideração por uma pessoa é convidá-la para uma refeição em sua casa. Conheça as nossas 8 sugestões básicas para ter uma noite sem percalços com os seus convidados.

1. Deixe as coisas fluir 

Uma noite agradável exige um anfitrião relaxado. A noite começa quando está a preparar as coisas antes de chegarem os convidados – ponha a sua música preferida e beba um copo de um bom vinho. Os convidados não se irão sentir bem-vindos se lhes abrir a porta com um ar stressado. Após a refeição, sente-se e tome um digestivo com os convidados, não comece a lavar a loiça nem ande de aspirador na mão atrás dos convidados.

2. Pergunte aos convidados se há algum alimento que não possam comer  

Alergia a nozes, intolerância à frutose ou talvez sejam pescetarianos? Como saber o que pode servir às pessoas sem colocar em risco as suas vidas ou no mínimo deixá-las na posição desconfortável de ter de investigar a refeição à procura de ingredientes que lhes possam fazer mal? É sempre boa ideia perguntar antecipadamente aos convidados se há algo que não possam ou não queiram comer, para que lhes possa oferecer alternativas.

3. Não exagere 

Não se esqueça que muitas pessoas preferem ficar à conversa com o anfitrião do que serem servidas com uma refeição gourmet de 8 pratos. Evite fazer coisas complicadas; faça pratos simples usando ingredientes da melhor qualidade.     

4. Não se martirize

Qualquer anfitrião parece estar tão envolvido que começa a desculpar-se assim que os convidados começam a chegar. O puré de manga está muito líquido, deveriam ter tirado as espinhas do peixe ou podia estar mais calor na varanda para os aperitivos. As pessoas criticam aquilo que fazem na tentativa de saber se os convidados estão satisfeitos – mas na verdade isso é irritante. Os seus convidados nunca teriam reparado nesses pormenores se não os tivesse referido!

5. Prepare-se para chegadas tardias

É inevitável; há sempre alguém que se atrasa e, neste caso, deve aguardar 45 minutos antes de servir a refeição. Neste período, mantenha os convidados pontuais satisfeitos servindo deliciosos canapés, como, por exemplo, pão torrado com queijo de cabra ou pralines salgados com tártaro de pimentão-doce.

6. Deixe os convidados relaxar

Pode parecer impressionante convidar um chef de renome e pedir aos convidados para participar na elaboração da refeição. Há muita gente que acha isto stressante – após dez horas frenéticas no trabalho, não há muita vontade para enrolar sushi ou desossar carne de aves. É muito melhor deixar os convidados a relaxar com um copo de vinho ou a admirar o mágico na cozinha.

7. Sirva alimentos da época

Obviamente que qualquer pessoa quer parecer generosa, mas não se lembre de mandar vir morangos de avião do outro lado do mundo. Os produtos da época estão na ordem do dia. Os alimentos da época são fantasticamente frescos e devem ser a sua primeira escolha. Não se esqueça: um gaspacho de melancia sabe muito melhor no verão do que quando as temperaturas estão a baixar.

8. Compre as bebidas certas

A bebida é tão importante quanto a própria refeição. Dê um ótimo início à noite com um bom aperitivo. Para quem gosta de coisas fora do usual, que tal um coquetel Knight Cup com sabor a romã? Mantenha também os amantes do vinho tinto felizes servindo um clássico como o Amarone. É também difícil igualar o lendário Cloudy Bay Sauvignon Blanc para acompanhar pratos de peixe, marisco e carnes brancas. 

Autor: Lena Schindler
Imagens: © Adobe Stock