Deslizar para saber mais

A Haute Cuisine de Sydney

"Down Under", o paraíso gourmet australiano

Sydney é uma cidade enorme e, quando se trata de prazeres culinários, tanto residentes como visitantes têm uma escolha ainda mais apaparicada do que na maior parte dos outros sítios do mundo.

Esta cidade australiana, "The City Down Under", respira autenticamente diversidade. A gastronomia é tão multicultural quanto a população. Entre os muitos arranha-céus no centro empresarial da cidade, os jovens profissionais juntam-se em restaurantes chiques. Paddington, com a sua esplendorosa arquitetura Vitoriana, é lar do estilo boémio e do meio gay. Chippendale, mais conhecida como Chippo, é a zona mais badalada e é onde o arquiteto Jean Nouvel e o especialista em jardins verticais Patrick Blanc agora estão imortalizados no Central Park Mall.

Automata

Clayton Wells também é proveniente de Chippo. A abertura do The Old Clare Hotel numa antiga fábrica de cerveja coincidiu com os seus planos de abertura de um restaurante próprio. O resultado é o Automata, um restaurante inserido no edifício histórico que se tornou no tema de conversa geral em Sydney. Na sua cozinha, Clayton usa os melhores produtos australianos e os seus pratos sofisticados no menu de cinco pratos obrigatório formam uma fusão das tradições culinárias de muitos países. Por exemplo, ele combina caudas de cavacos e beringela ao vapor com molho XO e vinagre de vinho tinto com uma pitada de Avruga.

Kensington Street Social

Como vizinho, tem o chef britânico com estrela Michelin Jason Atherton (Pollen Street Social e City Social, em Londres) no Kensington Street Social. Este histórico edifício industrial apresenta um pé-direito de dez metros e os hóspedes podem observar os chefs no espaço aberto da cozinha. Produzem iguarias como o caranguejo ranina ranina de Queensland com gaspacho de pepino congelado e ruibarbo ou costeletas de porco Berkshire assadas com couve coração e nabos.

Ester

A atmosfera no Ester é uma mistura de adega com bar estudantil. O restaurante é relaxado, mas o serviço é rápido. É extremamente popular, não apenas entre os habitantes de Chippo, e, mesmo com mesa reservada, poderá ter de esperar. Tal como no Automata, o menu de Mat Lindsay apenas contém alguns ingredientes, por exemplo “polvo/batatas/nduja” (o último é um salame picante). Outro dos pratos é feito com couve-flor, amêndoas e hortelã. À medida que os ingredientes se conjugam na sua boca, o sabor obtido é delicioso. Só a entrada é tão deliciosa que não vai querer parar de comer: “sanga” de morcela, uma pequena sanduíche feita com pão branco de leite e morcela assada em forno a lenha.

Bennelong

Em termos de locais para comer com vistas sobre o porto, o Bennelong é um dos mais espetaculares. Não vê a Opera House de Sydney, obviamente, pois é aqui que está o restaurante do Chef Peter Gilmore. Os seus pratos inovadores são como uma viagem pela Austrália; os ingredientes de alta qualidade são obtidos junto de agricultores, pescadores e produtores especialmente selecionados e são cuidadosamente confecionados.

Mr. Wong

O Mr. Wong apresenta um contraste marcante. Localizado na parte traseira de um edifício e com uma fila de pessoas à porta, exibe o seu charme rústico numas instalações semelhantes a uma oficina. A cozinha aqui é cantonesa com um toque contemporâneo. Para um almoço excelente, experimente o Dim Sum. Não importa se as giosas de massa de arroz são recheadas com carne de bovino wagyu e trufas ou se têm a forma do tradicional xiaolongbao (recheio com carne de porco moída em caldo): os amantes do Dim Sum simplesmente não se conseguem fartar de as comer.

Yellow

Antes do “Chef do ano de 2015” Brent Savage e o sommelier Nick Hildebrandt terem iniciado o projeto, o edifício amarelo era uma muito badalada casa de artistas. Atualmente, o Yellow é o melhor restaurante vegetariano da cidade. As delicadas criações nos pratos são um banquete para os olhos e para o palato. Por exemplo, couve-rábano, cogumelos Enoki e molho de vegetais ou brócolos, amaranto e ervilhas.

The Paddington

O The Paddington tem o conceito gastronómico mais original. De um lado, está o bar e, do outro, a cozinha de conceito aberto com os seus assadores de três metros de largura. Aqui, tudo é grelhado, desde o peixe fresco à carne e aos vegetais da mais alta qualidade. Acrescente uma cerveja artesanal e a oportunidade de conversar com os restantes na sua mesa e terá o retrato do quotidiano em Sydney.

Restaurantes

Automata
5 Kensington Street
Sydney
Tel.: +61/2 82 77 85 55
www.automata.com.au

Ester    
46–52 Meagher Street
Sydney
Tel.: +61/2 80 68 82 79
www.ester-restaurant.com.au

Kensington Street Social
3 Kensington Street
Sydney
Tel.: +61/2 82 77 85 33
kensingtonstreetsocial.com

Bennelong
Sydney Opera House
Sydney
Tel.: +61/2 92 40 80 00
www.bennelong.com.au

Mr. Wong
3 Bridge Lane
Sydney
Tel.: +61/2 92 40 30 00
merivale.com.au/mrwong

The Paddington
384 Oxford Street
Sydney
Tel.: +61/2 92 40 30 00
merivale.com.au/thepaddington
 

Autor: Kiki Baron
Imagens: © PR